O que é Psicomotricidade
A Psicomotricidade investiga a relação do corpo em movimento. Ações como rastejar, rolar, engatinhar, andar, pular, equilibrar-se e até mesmo escrever são consideradas nosso instrumento de trabalho.
A Psicomotricidade compreende que toda criança é única, assim, considera todo o conjunto de expressões corporais presentes no seu contexto cognitivo, afetivo e motor.
A criança com sua curiosidade e disposição para receber o que o mundo lhe oferece, busca por experiências, mesmo sem saber, que a levam para o conhecimento e tudo isso precisa ocorrer de forma prazerosa e harmônica.
Quando procurar um Psicomotricista?
- Alteração no desenvolvimento psicomotor;
- Dificuldade de aprendizagem;
- Dificuldades de aprendizagem na escola (gráficos, dislexia, geometria, matemática)
- TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade);
- TEA - Transtorno do Espectro Autista;
- Dificuldades na organização das habilidades motoras finas, habilidades motoras grossas, coordenação motora e dispraxia.
Fatores Psicomotores
Tonicidade
É encarregado pelo controle e execução dos movimentos. Responsável pelo sentido de alerta e de vigilância, condição primordial para adquirir um novo aprendizado.
Sabe quando a criança não consegue ficar sentada na cadeira? Que segura a cabeça ou tem a necessidade de apoiar o corpo em algum lugar dando a sensação de fadiga.
Equilibração
Reúne um conjunto de aptidões estáticas e dinâmicas, abrangendo controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção.
Equilíbrio Estático - controle postural adequado e preciso, como por exemplo, ficar durante algum tempo em um pé só.
Equilíbrio Dinâmico - estado de deslocamento/locomoção de maneira controlada, como por exemplo, saltar um obstáculo.
Lateralização
A lateralidade é a referência de direita e esquerda, no próprio corpo, no corpo do outro, no espaço e nos objetos;
A noção de lateralidade influência na estruturação da leitura e da escrita, assim como na aprendizagem simbólica (b/p - 9/6).
A lateralização é governada por fatores genéticos, por isso, é importante pesquisar na família a preferência manual, principalmente quando essa é a esquerda.
Estruturação Espaço
Noção Espacial: Compreende a capacidade de calcular distâncias e os ajustamentos motores necessários para percorrer. Brincadeiras com mapas ou de contar os passos contribuem para esse aprendizado.
A criança que mostra ter desorientação e desorganização espacial tem dificuldade em organizar-se no espaço físico, refletindo diretamente no espaço gráfico (seu caderno).
Noção Temporal: Noções de em cima/ embaixo, frente/atrás, antes/depois, rápido/lento, ontem/hoje/amanhã levam a criança a perceber a sequência temporal e de acontecimentos.
Assim como o ritmo caracteriza-se por altas, médias ou longas frequências, assim aparece na coordenação dos movimentos, reconhecimento de estímulos auditivos e exploração sistemática, como leitura, escrita e cálculo.
Praxia Fina e Praxia Global
A Praxia Global está relacionada com as tarefas psicomotoras mais complexas em conjunto com vários grupos musculares de todo o corpo. É o momento que o pensamento se traduz em uma ação concreta.
A Praxia Fina é a habilidade de usar os músculos das mãos, pulsos e dedos, e esta, é a parte mais refinada do movimento humano. Escrever, desenhar, pegar pequenos são tarefas diárias que necessitam de precisão, destreza e agilidade.